sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Reunião com líderes da Escolinha Santa Bárbara de Futebol




Reunião com líderes da Escolinha Santa Bárbara de Futebol



Publicado hoje no jornal local o projeto que será desenvolvido com os alunos da Escolinha Santa Bárbara de Futebol, estiveram reunidos na segunda-feira 12/12, a Psicóloga, Representante da SMECD, Coordenador de Esportes, Professores de Educação Física e a Representante Legal dos Conselhos.

Depois de ser criada, através do CMEL, a Escolinha de Futebol agora é mantidada pelo Poder Público Municipal. A Escolinha de Futebol, contará com uma equipe completa de profissionais, os quais estão contemplados no Regimento Interno da Escolinha, ainda está sendo discutida a possibilidade da disponibilidade de uma nutricionista e em regime de colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, um horário anual para consulta com um médico que fará uma avaliação para abtidão dos alunos para a prática do esporte.


Confira o Projeto


PROJETO SEJA UM ATLETA TAMBÉM NA VIDA


O futebol é com certeza o esporte mais popular no Brasil. Milhares de pessoas acompanham seus clubes e ídolos pelos campos de todo o país. A prática do futebol torna a vida mais saudável, além da alegria do convívio com outras pessoas. Esses são alguns dos pontos que demonstram a importância do esporte no desenvolvimento motor e social de cada atleta.
Este projeto surgiu com o intuito de promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhoria do convívio familiar. Focamos na promoção da saúde mental e da prática esportiva do aluno/atleta como um hábito que resulte em qualidade de vida, procurando não reproduzir o discurso existente nos esportes de alto rendimento, ou seja, “vencer, vencer e vencer”.
Trabalhamos com crianças e jovens que ainda estão formando suas personalidades e sabemos que na vida, nunca somos eternos vencedores.
Por isso nossa responsabilidade como profissionais e pais, em bem orientar nossos alunos e filhos no caminho da vitória e também da derrota.
A Escolinha Santa Bárbara de Futebol proporciona a seus atletas um trabalho diferenciado e atualizado, visando sempre um aprendizado em longo prazo e foi criada para difundir o esporte do futebol na comunidade, proporcionando a todos que a freqüentam, condições de desenvolveram suas habilidades físicas, esportivas e sociais, dentro de conhecimentos técnicos.
Este trabalho é feito por profissionais ligados a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, visando o futuro de alunos/atletas e é dividido em categorias e equipes de competição, isto para o melhor desenvolvimento e aprendizado do desporto, com um objetivo educacional e de competição.
Todas as pessoas ligadas a Escolinha, sejam profissionais, voluntários e pais, devem ter em mente, que o trabalho desenvolvido com as crianças e jovens, tem por objetivo a socialização destes com o mundo que os rodeiam, ajudando-os a enfrentar a realidade de ganhar ou perder uma competição com naturalidade, sem que isso prejudique seu desenvolvimento emocional, e sempre dentro de normas técnicas e éticas.
Os benefícios para os atletas envolvidos nas atividades da Escolinha Santa Bárbara do Futebol devem incluir:
· a socialização e integração dos alunos/atletas;
· o desenvolvimento de habilidades individuais por meio da prática de uma atividade física supervisionada;
· o estabelecimento e o fortalecimento dos laços de amizade e companheirismo;
· motivação e perspectivas de futuro;
· a oportunidade de participar de eventos e competições que promovam o aumento da auto-estima de cada aluno/atleta, tornando-o apto para enfrentar, também, os desafios que irá se deparar na vida.
DO TRABALHO DO PSICÓLOGO.
A criança e o adolescente são um ser total, que tem necessidade e objetivo, e desta forma, o trabalho a ser realizado com eles deve priorizar o atendimento, sempre visando um desenvolvimento integral destes, nos seus aspectos motores, cognitivos e afetivos, indo de encontro aos ideais que norteiam a atuação dos mesmos.
Nas palavras do Mestre em Educação e Especialista em Psicologia do Esporte Fábio Silvestre da Silva, “num projeto social cuja ação é com esporte e os públicos beneficiários são crianças e adolescentes, os objetivos primordiais são: a educação para formação integral, a educação para a cidadania e, conseqüentemente, a inclusão social. O esporte serve de aprendizado para a vida em sociedade, a participação como principio básico, e o acesso à prática esportiva garantida como direito fundamental a todos, conforme consta no Estatuto da criança e do Adolescente. Porém, o que se tem notado em muitos projetos que envolvem esporte, é a especialização precoce preparando crianças e adolescentes para a competição e visando a criação de talentos, sem grandes preocupações com aspectos afetivo-cognitivos que serão despertados por esta prática.”
Por isso o acompanhamento com psicólogo visa estruturar psicologicamente os alunos/atletas para o vencer e perder, bem como trabalhar com os pais, no sentido de incentivar os filhos para uma atividade saudável e responsável.
Este acompanhamento se dará na forma de:
. reuniões mensais de grupos de alunos/atletas, divididos por faixa etária, onde se buscará trabalhar o aluno/atleta de forma que este consiga lidar com seus conflitos;
. apresentação de filmes e documentários relacionados ao esporte e a vida, buscando a melhora das relações interpessoais e de caráter motivacional;
. reuniões mensais com os pais dos alunos/atletas;
. reuniões mensais com o grupo de trabalho – professores, orientadores e SMECD – para discussão do andamento dos trabalhos na Escolinha e,
. trabalho direcionado com os competidores da Escolinha às vésperas de competições e jogos decisivos.
Santa Bárbara do Sul, 12 de dezembro de 2011.


Jocelaine Pumpmacher
Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário